abertura de filial

Abertura de filial: como planejar esse passo no seu negócio

A abertura de filial é um marco bastante significativo na vida dos empresários. Assim como abrir uma empresa requer uma série de burocracias e planejamento estratégico, a chegada em novas praças simboliza um cuidado maior dos donos para que a nova loja tenha muita prosperidade.

Atualmente, existem várias possibilidades para melhorar a lucratividade da marca. Entre elas estão as ações de vender pelo Google Shopping ou demais marketplaces que a internet dispõe. Entretanto, um novo ponto de venda depende de muita visão estratégica e forte conhecimento do mercado.

Sem dúvidas, esse é um sonho que muitos desejam realizar. Todavia, é importante seguir alguns passos para atingir o objetivo de maneira consciente. Por isso, continue conosco e veja abaixo algumas informações relevantes sobre o assunto que vão ampliar sua capacidade de gestão!

O planejamento de crescimento do negócio

Todo empresário que almeja crescimento costuma traçar metas de curto, médio e longo prazos. Por meio de um planejamento estratégico, é possível organizar processos, alinhar expectativas e fazer com que a organização e a inovação permitam a constante evolução do negócio.

Inegavelmente, a abertura de filial é um dos desejos mais recorrentes de donos de negócios. Por meio dela é possível atender de forma mais ágil o aumento da demanda de clientes e fazer com que a marca alcance o conhecimento de pessoas em diferentes regiões, as quais serão atraídas pelos produtos e serviços da loja.

No entanto, algumas pessoas costumam confundir franquia e filial. A filial dispõe da mesma gestão de sócios e acionistas, além de ser outro local físico que oferece as mesmas mercadorias. Enquanto isso, o sistema de franchising (franquia) depende do direito de uso da patente para oferecer os produtos ou serviços de uma marca.

As principais dicas para abertura de filial

Após uma análise mercadológica e um bom planejamento financeiro, a empresa matriz decide realizar a abertura de filial. Além de emitir pela prefeitura o Auto de Licença de Funcionamento (ALF), o Certificado de Licenciamento Integrado (CLI) e outras questões na Junta Comercial do Estado, é importante seguir estes passos para planejar a expansão do negócio.

Plano de negócios

Em suma, é necessário montar um plano de negócio para reunir dados e estabelecer os objetivos que serão alcançados com a abertura de filial. Ao mesmo tempo em que é fundamental definir um plano de logística, de marketing, de operações e uma análise de mercado, o empresário também deve fazer uma análise de viabilidade e verificar a possibilidade de exercício naquela localização geográfica.

Escolha da localização

O local para a abertura de filial deve ser definido de maneira estratégica. É necessário considerar a concorrência daquela região, o público-alvo potencial e como será toda a estrutura física da empresa. Afinal, é necessário que o PDV seja atrativo e de fácil acesso.

Definição de onde virão os recursos

Além de seguir as exigências da matriz, a filial deve arcar com todo o custo da operação e agir com total autonomia. Por isso, é essencial definir recursos e realizar tarefas estratégicas como o planejamento de compras e de previsibilidade de demanda.

Por último, não se esqueça da contratação de time e de fornecedores para a abertura de filial. Assim, é possível agir de maneira estratégica no crescimento da marca, bem como atrair e fidelizar seus consumidores por meio da qualidade na prestação de serviços.

Quer continuar na expansão do seu conhecimento? Então confira nosso artigo sobre como melhorar a gestão de empresa familiar e os principais desafios.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.