afastamento-de-funcionarios

Como reduzir o afastamento de funcionários nas indústrias?

O afastamento de funcionários é um assunto muito recorrente em empresas de diversos segmentos. Mesmo que seja algo repentino, demanda tempo e dinheiro, já que é necessário realizar uma nova integração e preparar o profissional para assumir as tarefas de quem se ausentou ou não faz mais parte da equipe.

Diante dessa percepção, é fundamental valorizar os colaboradores e saber aproveitar as suas competências e habilidades da melhor maneira possível. Afinal, além de atender às necessidades do cliente, é essencial valorizar os funcionários para que eles tenham a mesma confiança pela empresa onde trabalham.

Vamos entender mais detalhes sobre esse assunto? Saiba quais são os motivos para afastamento de funcionários e como reduzir esse índice.

Conheça os principais motivos do afastamento de funcionários

A alta rotatividade de pessoas não é bem-vista pelo mercado. Além de lidar com comentários negativos nos ambientes online e até na empresa, por funcionários mais antigos, a companhia precisa gerenciar gastos com rescisões contratuais e treinamentos com os novos colaboradores.

Caso contrário, eles não estarão alinhados com as diretrizes empresariais e, consequentemente, ocorrerão outros casos de afastamento de funcionários. Entretanto, existem mais circunstâncias que promovem a ocasião, como a presença de profissionais doentes. 

Normalmente, são casos de Lesão por Esforço Repetitivo (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Além disso, há questão de acidentes de trabalhos que causam lesões, dores e outros problemas pontuais.

Essas faltas, mesmo que sejam justificadas, precisam de uma boa gestão, uma vez que elas podem impactar o andamento da linha de produção. Contudo, vale apostar em protocolos que estabelecem uma boa comunicação e alinhamento entre as partes, bem como medidas de prevenção.

Veja as práticas para evitar certos afastamentos na empresa

De maneira geral, estas dicas são capazes de mudar o clima organizacional e melhorar consideravelmente a produtividade no ambiente corporativo. Assim, é possível oferecer boas condições de trabalho e diminuir o afastamento de funcionários. Confira abaixo!

Capacitação e treinamentos

Já pensou o quanto seria compensador ensinar sobre a logística 4.0 ou outras tendências? Esse investimento inspiraria a criação de um galpão logístico bem mais organizado e com processos bem estruturados, por exemplo.

Portanto, não deixe de investir na qualificação profissional e na orientação dessas pessoas para realizar seus trabalhos com foco em padrões e boas práticas. Elas precisam aprender a trabalhar em meio às inovações tecnológicas e de máquinas. Ter um plano de crescimento na empresa é um fator que colabora para a retenção de profissionais.

EPIs de qualidade

A NR 11 tem o papel de regulamentar a movimentação de materiais dentro da sua empresa. Aliada a ela, existem outras normas que promovem a segurança e o bem-estar dos colaboradores, como a NR 06, que determina o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Dessa maneira, os profissionais não ficarão expostos a certos riscos e acidentes no local de trabalho. Consequentemente, é uma forma de evitar o afastamento de funcionários por doença ou lesões.

Investimento em qualidade de vida no trabalho

Além de dispor de plano médico e de acompanhamento de psicólogos, a empresa também pode investir em ginástica laboral antes que os colaboradores comecem as atividades. Dessa forma, cria-se um clima organizacional confortável, contribuindo para que as pessoas tenham mais disposição durante o horário de expediente.

Por último, não se esqueça da adoção de medidas de ergonomia. Sem dúvidas, elas ajudam a diminuir os casos de afastamento de funcionários e a trazer melhores condições de trabalho para a sua equipe.

Quer saber mais detalhes sobre ela? Então continue conosco e conheça a importância de manter o bem-estar dos funcionários por meio da ergonomia na indústria.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.