armazenagem flow rack

Armazenagem flow rack: o que é e como funciona?

A otimização de processos é um objetivo que muitas empresas do setor industrial desejam atingir. Atualmente, a tecnologia tem grande papel nesse quesito, sendo de suma importância para o desenvolvimento de um diferencial competitivo. Se você busca por inovação e produtividade, é importante a implementação de recursos como a armazenagem flow rack.

Uma série de sistemas de armazenamento podem ser adotados nos armazéns, mas a sua escolha influencia a forma como esses negócios obtêm seus resultados. Pensando nisso, vamos destacar um modelo de armazenagem que vem encontrando seu espaço na indústria.

Permaneça conosco e veja mais detalhes sobre armazenagem flow rack e as vantagens dessa solução industrial.

O que é a armazenagem flow rack?

A armazenagem flow rack é uma técnica bastante eficaz que muitos já conhecem como first in first out (FIFO). Ou seja, o primeiro item a entrar na prateleira será o primeiro a ser encaminhado ao seu destino final. Dessa forma, o seu armazém pode ser organizado de forma cronológica.

Para isso, você deve utilizar prateleiras inclinadas de maneira estratégica e esteiras rolantes, impedindo a acumulação de um grande volume de pedidos. Certamente, é uma estratégia muito atrativa que chama atenção pela agilidade, que dialoga diretamente com a proposta da logística 4.0.

O que são racks de logística?

Dentro desse sistema, encontram-se os racks de logística, estruturas específicas de armazenamento. Você pode utilizá-los no setor logístico para otimizar a organização e a eficiência no armazenamento de mercadorias.

Esses racks são projetados para acomodar uma variedade de produtos, desde itens pequenos até cargas paletizadas, proporcionando uma solução versátil para a gestão de estoques.

Comumente encontrados em armazéns e centros de distribuição, é possível configurar a armazenagem flow rack de logística para facilitar o acesso rápido e seguro aos produtos, maximizando o espaço disponível.

Além disso, essas estruturas desempenham um papel crucial na cadeia de suprimentos, permitindo uma melhor utilização do espaço, redução de tempos de picking e uma gestão mais eficiente do fluxo de mercadorias. Dessa forma, você obtém maior eficácia nas operações logísticas.

O que diferencia a armazenagem flow rack de outros modelos?

Existem variados sistemas de armazenagem, com características distintas para contemplar as necessidades da sua empresa. Um exemplo é o sistema de racks, que possibilita verticalizar o armazém e empilhar no mesmo espaço as mercadorias em pallets.

Outra solução que você encontra no mercado é o sistema tipo carrossel, em que as prateleiras deslizam de maneira horizontal.

Entretanto, se você deseja armazenar de modo eficaz cargas leves, é interessante investir na armazenagem flow rack. Afinal, ela integra tanto o estoque quanto a expedição de pedidos para a linha de produção ou para os clientes.

No modelo flow rack, a estrutura é construída com uma inclinação. Assim, quando um insumo é retirado, o material seguinte vai para o seu lugar. Quando um novo é adicionado, ele assume o lugar oposto. É isso que permite a ordem de que o primeiro material a entrar no armazém é o primeiro a sair.

Quais as vantagens desse modelo de armazenamento?

Como foi possível compreender, a armazenagem flow rack oferece uma série de benefícios para otimizar e garantir a segurança dos seus produtos. Agora, você pode conferir mais detalhadamente algumas vantagens de optar por esse modelo em seu negócio.

1. Facilita a expedição dos pedidos

Inegavelmente, a expedição dos pedidos se torna muito vantajosa e seu armazém adquire uma maior eficiência com a utilização da armazenagem flow rack. Isso porque os insumos são disponibilizados ao operador automaticamente. Afinal, o sistema se organiza de maneira estratégica, permitindo que você foque em outras demandas importantes para o seu negócio.

2. Solução que respeita a ergonomia na indústria

Além de oferecer vantagens na automatização, utilizar a armazenagem flow rack permite a movimentação de caixas e embalagens de modo facilitado. Dessa forma, você oferece segurança e respeito a integridade dos responsáveis que fazem parte dessa operação. Logo, é uma solução que dialoga com a ergonomia na indústria.

3. Redução de gargalos na linha de produção

Outro ponto interessante é a diminuição de gargalos na linha de produção, já que os profissionais têm acesso aos insumos conforme suas necessidades.

Ao optar pela armazenagem flow rack, você consegue diminuir a quantidade de atrasos e permitir a produtividade nos locais de trabalho. Aliado a isso, é uma solução que impede o risco de quedas e de possíveis colisões.

Para isso, é necessário contar com trilhos nas prateleiras, facilitando o deslizamento dos materiais. Nesse ponto, você deve escolher roletes e um tipo de rodízio que se adéque ao peso das cargas, além de focar na manutenção preventiva em busca de zelar pela vida útil das peças.

4. Otimização de espaço

Ao optar pela armazenagem flow rack, você pode obter um armazenamento mais eficiente de produtos em comparação com outros sistemas. Como dissemos, flow racks são projetados para maximizar a utilização do espaço disponível. Assim, você consegue organizar com maior eficiência os produtos em vitrine e os produtos no estoque.

5. Acesso fácil e rápido

Como foi possível compreender, com a utilização da armazenagem flow rack, os produtos são facilmente acessíveis. Assim, o armazém promove uma movimentação suave e rápida de mercadorias, o que é particularmente benéfico em ambientes de picking intensivo

Neste conteúdo você conheceu o que é e como funciona a armazenagem flow rack. Portanto, se você notou que ela agrega valor aos seus processos industriais, comece a planejar a implantação na sua empresa. 

Se gostou deste conteúdo, não se esqueça de compartilhar nas redes sociais. Assim, mais pessoas do seu ciclo conhecerão os benefícios dessa solução.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.