como-fazer-inventario-de-estoque

Como fazer inventário de estoque do jeito certo na sua loja de material de construção?

A manutenção de um estoque eficiente é parte do processo para manter a rentabilidade do negócio. Independentemente se a empresa for de pequeno, médio ou grande porte, ela deve saber como fazer inventário de estoque, sobretudo quando se trata de uma loja de materiais de construção.

E como existem determinadas épocas que se mostram mais favoráveis ao crescimento das vendas, com a elaboração desse documento é possível melhorar seu mix de produtos e implantar estratégias que ajudam a aumentar o ticket médio. No entanto, se não houver um bom controle nesse setor, a sua lucratividade se prejudicará.

Em busca de evitar esse cenário, conheça agora as boas práticas para realizar o inventário de estoque corretamente.

A importância de uma manutenção de estoque eficiente

Primeiramente, vale lembrar da importância de valorizar a experiência do consumidor com a sua marca. Seja no ponto de venda, sena na loja virtual, é necessário zelar pela satisfação do cliente. Dessa forma, é fundamental que a equipe saiba como fazer inventário de estoque. 

Afinal, por meio dele é possível identificar produtos com pouco giro e aqueles que dispõem de uma maior rentabilidade em períodos sazonais, por exemplo. Com isso, os responsáveis podem armazenar uma quantidade mínima, repor em tempo hábil e impedir que ocorra a ausência de itens.

Tudo isso em busca de manter sua saúde financeira e não frustrar o cliente no momento da compra. Ao passo que essas faltas levam o consumidor a procurar pela concorrência e, consequentemente, você perderá oportunidades de negócio. Logo, é dica é contar com a tecnologia e tornar todo esse processo o mais organizado e prático possível.

As principais dicas para a execução de um inventário

Primeiramente, é importante contar com um bom software que automatize o controle de estoque. Ele também pode ajudar a reduzir certos trabalhos manuais e tornar mais produtivo o ambiente de trabalho. 

Afinal, a transformação digital já é uma realidade, e todos devem usá-la a favor do aumento das vendas e melhoria contínua. Dito isso, conheceremos abaixo dicas de como fazer inventário de estoque.

Categorize os produtos

Ao agrupar os produtos em categorias, a equipe torna o ambiente mais produtivo e se alinha aos princípios da logística 4.0. Além disso, um sistema integrado de gestão é bastante útil na realização dessa atividade. Ainda assim, ajuda na adoção de um programa de diminuição de perdas e desperdícios no setor.

Defina o melhor momento para fazer o inventário

Sem dúvidas, a organização é uma das grandes características das empresas que desejam crescer e melhorar o diferencial competitivo. Normalmente, é interessante realizar o inventário antes ou no final do horário de expediente.  

Escolha o horário para a execução

Aliada à recomendação do tópico anterior, o agendamento da tarefa permite que a execução seja feita com total foco e atenção aos detalhes. Assim, é possível até conferir a duração do inventário e tentar melhorá-lo com o apoio das tecnologias adequadas.

Neste conteúdo, você aprendeu como fazer inventário de estoque na sua loja de material de construção. Portanto, use essas informações a seu favor e permita o desenvolvimento do diferencial competitivo da sua empresa.

Quer ficar por dentro de mais assuntos como este? Então não se esqueça de assinar nossa newsletter e receber conteúdos inéditos para agregar valor à sua gestão.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.