durabilidade de rodízios industriais

Como aumentar a durabilidade de rodízios industriais?

Após a compra, é preciso manter o bom funcionamento dos rodízios, para que se mantenham íntegros e em bom funcionamento. Esse cuidado é primordial para preservar a integridade dos materiais e oferecer melhores condições de trabalho na movimentação de cargas. Por isso que se deve saber como aumentar a durabilidade de rodízios industriais.

Ter peças e equipamentos em bom estado permite um maior controle interno dos ativos. Entretanto, quais procedimentos seguir na intenção de investir na vida útil dos seus rodízios? Veja essa e outras informações a seguir!

Qual a importância de pensar na durabilidade de rodízios industriais?

O setor industrial vem zelando por medidas que tragam vantagens a médio e longo prazos, tanto aos colaboradores quanto ao fluxo produtivo. A prova disso é a valorização da ergonomia na indústria em busca de reduzir casos de afastamentos devido a acidentes durante o expediente, geralmente ocasionados por quebra de peças ou má adequação.

Além disso, é interessante pensar de uma maneira preventiva em relação a peças e componentes da indústria, como os carrinhos de movimentação de carga. Saber escolher os melhores tipos de rodízios de acordo com características de carga, piso e ambiente traz mais durabilidade e até pode diminuir a necessidade de manutenção, reduzindo custos.

Outro ponto é que testes ergonômicos já asseguram a qualidade de um produto que traz benefícios e promove o bem-estar das pessoas.

Como aumentar a durabilidade do rodízio?

Diante do que dissemos, é importante ampliar o conhecimento e ver maneiras de garantir a durabilidade de rodízios industriais. Sobretudo quando a empresa deseja agregar valor e expandir sua utilidade para além do processo de compra e venda. Veja as nossas dicas!

Escolher o rodízio mais adequado para cada uso

A equipe deve lembrar da importância de escolher um rodízio adequado para o uso adequado. Considere, por exemplo, o peso da carga, as condições do piso e fatores ambientais, como temperatura.

Caso contrário, ele poderá se deteriorar ou quebrar enquanto ocorre a movimentação de carga. Assim, será necessário fazer reparos e adquirir um novo item para suprir as necessidades daquela atividade cotidiana.

Evitar velocidade excessiva

Primeiramente, é essencial evitar velocidade excessiva. Mesmo que as rodas se adaptem a cargas leves ou pesadas, o trajeto do operador com a carga não pode apresentar nenhum tipo de risco a ele. Afinal, além das chances de danificar a carga devido ao esforço, o colaborador pode se descuidar e ser vítima de algum acidente no local de trabalho.

Ter cuidado com o excesso de carga ou mau posicionamento

Outro ponto que garante a durabilidade de rodízios industriais é evitar o excesso de carga ou mau posicionamento. Informar-se sobre as características e o volume da carga que será transportada é fundamental para a escolha e preservação dos rodízios.

Ter atenção ao terreno irregular ou sujo

O terreno irregular ou sujo também promove cargas de impacto ao rodízio e às rodas, causando deformações na seção giratória e nos pneus. Por isso, se for necessário usar equipamentos de mobilidade em ambientes que apresentam esses tipos de condição, é fundamental fazer a escolha certa.

É o caso dos rodízios produzidos em nylon, pois o material resiste à corrosão e a produtos químicos, bem como a altas temperaturas. Além disso, apresenta facilidade na movimentação e manobras e tem uma vida útil prolongada, com fácil manutenção.

Garantir a lubrificação e fixação das peças

Por fim, lembre-se de garantir a limpeza, lubrificação e fixação das peças durante uma manutenção periódica, para manter os rodízios funcionando corretamente e aumentar sua vida útil.

Com o auxílio dessas dicas, você assegura a durabilidade de rodízios industriais e faz com que eles se mantenham íntegros e em bom funcionamento. 

Gostou do conteúdo? Continue conosco e veja nosso artigo sobre ruído de rodízios: por que esse quase nunca é um bom sinal?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.