fluxo-logistico

O que é fluxo logístico e qual a sua importância para a indústria?

Atualmente, um dos principais desafios que a logística industrial enfrenta é a redução de desperdícios no estoque. Nesse caso, é necessário padronizar processos e identificar falhas que dificultam a evolução das empresas. Entre as medidas cabíveis, é interessante focar na construção de um fluxo logístico.

Como existem inúmeras etapas até que o produto chegue devidamente ao seu consumidor, um erro no sistema ou ocasional contratempo pode provocar prejuízos financeiros em sua credibilidade. É importante, então, valorizar medidas que garantam uma boa experiência desde a venda até a entrega.

Portanto, permaneça conosco e veja como garantir tal objetivo por meio do fluxo logístico.

Como a eficiência logística se torna um diferencial entre as empresas?

Inegavelmente, existem muitos fatores que colaboram para a saúde do seu negócio. Além de oferecer excelência no atendimento, a eficiência logística também é vista como ponto favorável para a permanência de clientes e fornecedores. Isso porque todo o fluxo de recebimento e entrega é otimizado e controlado. Desse modo, traz vantagens como:

  • redução de tempo, custo e energia;
  • aumento da produtividade;
  • maior controle de atividades;
  • otimização das informações;
  • competitividade de mercado;
  • fidelização do público;
  • o produto comercializado chega ao seu destino final de maneira muito rápida.

Seja no mercado B2B ou B2C, o setor sempre se renova em busca de atender às necessidades do novo consumidor e ficar por dentro de tendências que melhoram sua produção e serviços. Aliado a isso, temos o fato de o público compartilhar opiniões a respeito de produtos e diferentes marcas.

Como bem sabemos, as pessoas têm o costume de pesquisar bastante na internet antes de fechar uma parceria. Nesse caso, quem não fica atento a essas grandes fontes de melhorias, acaba por deixar escapar oportunidades de mercado, perdendo espaço para a concorrência. Logo, é fundamental investir em um fluxo logístico inovador e eficiente, evitando problemas relacionados a esse assunto.

O que é um fluxo logístico?

O fluxo logístico é um conjunto de ações e etapas que melhoram todo o processo de logística da indústria. Por meio dele é possível valorizar boas práticas que garantem uma melhor gestão do tempo, produtividade dos colaboradores e redução de custos operacionais com o apoio da tecnologia e automação. Alguns conceitos como indústria 4.0, armazéns automatizados, armazenamento de dados em nuvem e sistemas integrados são importantes.

Os tipos de fluxo logístico

Em suma, os principais tipos de fluxo logístico se reúnem em 4 categorias:

  • financeiro — dados que permitem a gestão financeira e o controle em relação a compras ou vendas;
  • informações — processos que organizam tais dados de maneira estratégica para as tomadas de decisões;
  • reverso — fluxo que permite reciclar, reutilizar ou reduzir os custos que a própria empresa gerou.

As etapas do fluxo logístico

Primeiramente, ocorre o recebimento de mercadorias, momento em que acontece a conferência e identificação das mercadorias para serem organizadas no estoque. Em segundo lugar, a equipe cuida do tipo de armazenamento indicado, na intenção de haver um bom controle.

Assim, é possível realizar a separação de pedidos (picking), passar pela etapa do embalo (packing) e finalizar com o envio da mercadoria segundo o prazo estabelecido entre as partes.

Neste conteúdo você aprendeu o que é fluxo logístico e como a eficiência logística se tornou um diferencial competitivo no setor industrial. Por isso, invista nesse conjunto de ações e aumente seu número de parcerias comerciais.

Por fim, quer ficar por dentro de mais assuntos como este? Então não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter e receber conteúdos inéditos.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.