gestão de compras hospitalares

Qual a importância de uma boa gestão de compras hospitalares?

O ambiente hospitalar depende de muita organização e cautela, pois é um local que recebe pacientes em diferentes estados de saúde. Por isso, é essencial tomar certos cuidados e não deixar que falte ativos importantes. Diante disso, torna-se necessário ter o apoio de uma gestão de compras hospitalares.

Falhas no processo de compras podem impactar a vida dos pacientes, mas, atualmente, a tecnologia ajuda no gerenciamento de informações e dados logísticos, assim como na manutenção programada de equipamentos médicos. É possível ter acesso a relatórios das atividades, ter uma previsão de demanda e fazer um planejamento com os fornecedores.

Entretanto, quais são as práticas recomendadas para gestão de compras hospitalares? Qual é a melhor maneira de conduzi-las? Veja a resposta para essas e outras questões a seguir!

A importância de adotar uma gestão de compras hospitalares

A princípio, é importante reforçar mais um ponto positivo sobre a tecnologia: ela apresenta soluções que permitem um mapeamento de processos, visando identificar e evitar falhas dentro dos fluxos de trabalho. Quando passam despercebidos, esses erros geram muitos retrabalhos e gargalos na empresa.

Por meio de um software de gestão é possível tornar o processo de compra mais prático e melhorar consideravelmente o gerenciamento do hospital. Vale lembrar que a falta medicamentos, equipamentos e demais ativos pode levar a remarcações de atendimentos ou atrasos que podem, até mesmo, piorar o quadro clínico de um paciente.

Por isso, é essencial contar com os recursos tecnológicos e ativos de qualidade, a fim de diminuir o cenário de riscos. A experiência do paciente no local de atendimento é um dos principais fatores que influenciam a satisfação dele com a sua prestação de serviços.

A formação de um time de compras estratégico

Primeiramente, é necessário que o time responsável pela gestão de compras hospitalares esteja alinhado aos objetivos do hospital. Assim, é possível focar em soluções que valorizem a otimização de resultados e a necessidade de oferecer conforto e segurança às pessoas que frequentam aquele local.

Diante disso, o investimento em treinamentos é essencial para aprimorar o conhecimento e valorizar a rede de profissionais. Dessa forma, é possível que eles usem a tecnologia a seu favor, uma vez que ela ajuda em fatores que impactam de maneira positiva a qualidade dos seus serviços.

Por exemplo, o time de compras precisa ter um planejamento preventivo, realizando a manutenção de equipamentos médicos de forma programada e com revisões periódicas das máquinas hospitalares. O objetivo é prever e evitar falhas, paradas ou quebras de peças, o que atrasaria atendimentos ou poderia colocar o paciente em risco.

Outro caso é a valorização de programas de sustentabilidade, que proporcionam o descarte correto de resíduos hospitalares.

As principais ações para melhoria na gestão de compras

A princípio, a equipe pode usar um sistema de gestão (ERP) em busca de manter centralização de informações e organização de materiais e ativos essenciais nas rotinas médicas. Assim, é possível fazer uma projeção do que é necessário comprar e impedir que aconteçam faltas.

Sob esse ponto de vista, é essencial também que ocorra uma boa relação com fornecedores, pois esse cuidado permite reduzir o número de atrasos que podem até causar paradas de atividades. Ademais, a cautela da previsão de demanda e manutenção preventiva, como falamos, faz com que os responsáveis evitem fazer compras emergenciais.

Diante disso, o investimento em adotar um sistema de gestão de compras hospitalares é totalmente benéfico. Portanto, foque na melhoria dos seus serviços e permita a valorização da sua relação com o público interno e externo.

Quer mais dicas sobre esse assunto? Então continue conosco e veja a importância da gestão de ativos hospitalares para o bom funcionamento do hospital ou clínica.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.