manufatura-enxuta

O que é manufatura enxuta e quais os benefícios dessa metodologia?

Quando falamos em métodos que buscam solucionar os principais desafios da logística industrial, não podemos deixar de falar da manufatura enxuta. Essa é uma das formas mais eficientes de melhorar a agilidade dos seus serviços e implementar o conceito de melhoria contínua.

Nesse caso, a metodologia é necessária para combater o desperdício e adotar boas práticas em busca de uma otimização de resultados, ao tornar os processos internos mais ágeis. Consequentemente, esse investimento melhora sua gestão.

Quer entender mais detalhes sobre o que é manufatura enxuta? Então continue a leitura e veja os princípios que norteiam a metodologia e seus benefícios.

O conceito de manufatura enxuta

A princípio, trata-se de uma metodologia que busca identificar os desperdícios na linha de produção e eliminá-los de uma maneira estratégica. Em outras palavras, o Lean Manufacturing tem o papel de fazer com que o processo tenha uma continuidade e sempre impere a qualidade nos serviços.

Desse modo, os processos se organizam de maneira objetiva e proporcionam uma melhor gestão do tempo. Assim, é possível diminuir custos operacionais, otimizar demandas e focar em ações que realmente contribuem para a rentabilidade de uma empresa. Em suma, é uma ótima oportunidade para garantir a satisfação dos clientes e valorizar a sua rede de talentos.

Os 5 princípios que norteiam essa metodologia

Assim como toda metodologia, a Lean Manufacturing valoriza alguns pilares fundamentais na sua implementação nos ambientes de trabalho. Veja abaixo quais são eles:

  1. Valor — tudo o que é relevante ao cliente e atende às necessidades dele. Desde os valores da marca até o preço do produto;
  2. Fluxo de valor — estabelece etapas realmente necessárias, sem gargalos e que façam essa entrega de valor ao cliente;
  3. Fluxo — permite que cada etapa de produção do produto flua sem apresentar desperdícios ou interrupções;
  4. Puxar — pilar que trabalha com o conceito de Just-in-Time (JIT). Em outras palavras, produzir conforme às demandas do consumidor;
  5. Perfeição — etapa de qualidade total, ou seja, a excelência na entrega e a comprovação de que a empresa desenvolve um resultado único e satisfaz os clientes.

Os benefícios da manufatura enxuta

Como você percebeu, a manufatura enxuta permite que sua empresa tenha uma cultura organizacional que proporcione total foco às necessidades do cliente. Assim, é importante se adequar às novas tecnologias, alinhar-se ao que propõe da Logística 4.0 e trazer a produtividade em todos os níveis de produção.

Dessa forma, é possível ter benefícios a longo prazo. Por exemplo, trabalho mais eficiente e com total adequação às características e aos hábitos do consumidor, em busca de garantir a satisfação dele. Consequentemente, a equipe se torna integrada e com um vínculo forte em relação à resolução de problemas, de modo rápido e prático.

Além disso, a qualidade estará presente em todas as etapas da entrega de valor ao público. Sob esse ponto de vista, é uma ótima forma de trabalhar uma vantagem competitiva e se destacar da concorrência. Sem contar que a eliminação de desperdícios possibilita a redução de custos, contribuindo para a saúde do seu negócio.

Neste conteúdo você aprendeu o que é manufatura enxuta e quais são os princípios que norteiam essa metodologia. Inegavelmente, ela causa uma grande transformação na sua empresa e implementa de vez a gestão da qualidade no ambiente de trabalho. Portanto, mapeie sua cadeia de valor e use ferramentas Lean para começar tal mudança.

Por falar nisso, continue conosco e entenda o que é automação industrial e o que ela pode fazer pelo seu negócio.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.