manutenção de equipamentos industriais

Compra de itens para manutenção de equipamentos industriais

Cada segmento dentro de uma indústria tem papel fundamental para que a produção ocorra de forma estratégica, evitando imprevistos. O time de manutenção de equipamentos industriais precisa agir de maneira preventiva, diminuindo as paradas não desejadas das máquinas.

Esse contratempo simboliza possíveis perdas de oportunidades de negócio e um longo tempo de operação perdido. No entanto, para atuar de maneira preventiva, outro time também deve estar alinhado às demandas da produção e manutenção: a equipe de compras.

Atualmente, é possível contar com algumas tecnologias que ajudam em tais objetivos, com a criação de uma padronização de processos. Assim, é possível evitar a concretização de cenários nocivos e criar um ambiente com foco na inovação e produtividade. Continue acompanhando e saiba mais!

A importância de um time de compras efetivo

O planejamento de compras é fundamental para manter a aquisição de matérias-primas e, consequentemente, a qualidade presente na sua prestação de serviços. Diante disso, é necessário que a equipe responsável zele por um controle financeiro que alinhe os custos em torno dos setores de produção, manutenção e suprimentos.

Afinal, essas áreas se relacionam entre si e, muitas vezes, dependem do início ou término da outra. Essa integração é muito benéfica na empresa, tornando a marca mais produtiva. Logo, é essencial otimizar os resultados em relação ao planejamento de compras com o apoio da tecnologia.

Desse modo, o time passa a tomar decisões com base em dados reais. Outrora o achismo tinha uma presença bastante forte nessas horas, mas nos dias de hoje não podemos dar margens a erros que podem trazer prejuízos para a sua marca, principalmente quando é a satisfação do cliente que deve prevalecer. 

Diante dessas questões, é fundamental que o time de compras procure valorizar os pontos seguintes, no intuito de tornar todo esse mecanismo com um padrão que leva à eficiência operacional. São eles:

  • previsões de demandas a curto, médio e longo prazos;
  • negociação atrativa com fornecedores;
  • resolução de gargalos na linha de produção;
  • controle de estoque por meio de um sistema de integração;
  • presença de itens fundamentais para manutenção de equipamentos industriais.

Em outras palavras, ignorar tais pontos afasta sua marca de um cenário que valoriza seu relacionamento com o público, interno, clientes e fornecedores. Todo esse cuidado e conjunto de ações resultam em excelência nas operações e, consequentemente, credibilidade da sua marca.

Os pontos estratégicos para o bom desempenho da indústria

Primeiramente, é necessário que a empresa passe a dar mais valor à área de tecnologia da informação. A saber, os recursos digitais reduzem os trabalhos manuais e permitem uma maior integração entre seres humanos e máquinas. Normalmente, quem faz parte desse departamento conhece muitas soluções que ajudam a trazer mais produtividade.

Além disso, é muito importante investir em treinamentos que promovam grandes melhorias no setor industrial. Por exemplo, é necessário que os colaboradores sejam capacitados para uma boa conferência dos pedidos, cadastro de estoque a acompanhamento no sistema de gestão.

Em seguida, é interessante focar na previsibilidade de manutenções. Ao agir de maneira preventiva, a equipe assume um plano de ação que visa preservar a vida útil de máquinas, equipamentos e soluções de mobilidade em seu estabelecimento. Portanto, é fundamental que existam os ativos necessários para que toda operação ocorra sem contratempos.

Posteriormente, o time precisa contar com alguns indicadores de performance, alinhados à automação de processos. Afinal, uma vez que ele segue um padrão, fica mais fácil manter a qualidade e tornar o ambiente mais produtivo.

Outro ponto fundamental é a relação com fornecedores. Uma parceria comercial precisa estar em alinhamento com os valores da sua marca. Assim, fica mais fácil atingir seus objetivos e estabelecer vínculos duradouros que permitam o bom funcionamento da sua planta industrial.

Os indicadores avaliados na compra de equipamentos

Já que falamos sobre os indicadores, além dos KPIs de performance, como ROI, faturamento e lucratividade, é interessante focar em alguns que trazem informações pertinentes sobre compra e manutenção de equipamentos industriais. Veja os exemplos!

Evolução de preços

Verificar a evolução dos preços durante cada aquisição é uma forma de economizar nas aquisições (comprando em momentos em que os valores estão mais baixo), analisar gastos e fazer melhores cotações. Tudo isso com base nas informações que o sistema integrado de gestão armazena e que você pode usar de maneira estratégica.

Custo de manutenção sobre valor de reposição

Se você deseja saber o CMRP, basta dividir o custo total de manutenção de um equipamento específico pelo valor de compra de um novo, que se assemelha ao que será reposto. Depois, é só multiplicar por 100 e obter o resultado. Esse indicador permite, por exemplo, saber se um ativo continua com bom custo-benefício ou se é preciso comprar um novo.

Backlog de compras

O Backlog de compras é toda aquisição em andamento. O indicador mede o tempo necessário para a área de compras negociar a aquisição e torná-la, por fim, um pedido. Ele é fundamental para alinhar expectativas e fazer com que o tempo de espera seja aceitável para a demanda em questão. 

Índices de devolução

As devoluções e os itens com defeito são indicadores que podem prejudicar o seu relacionamento com o cliente e gestão financeira. Por isso, é importante verificar se as requisições estão ocorrendo de forma correta e alinhada as necessidades de compra, a fim de melhorar processos.

É interessante coletar informações sobre a devolução do item, em busca de tomadas de decisões inteligentes. Desse modo, você terá mais certeza de onde está a raiz do problema: se é um fator interno ou externo que gera a inconformidade do item adquirido. Além disso, atue junto aos fornecedores para propor soluções de melhoria.

A demanda por qualidade dos produtos na indústria

A manutenção de equipamentos industriais precisa de itens de qualidade para manter o desempenho operacional. Em relação às soluções de mobilidade, é interessante contar com rodízios que se adaptam às rotinas de trabalho: sejam em cargas leves ou pesadas, ambientes de diferentes temperaturas e estilos de piso.

Ao longo deste artigo você percebeu o quanto é importante zelar por processos de manutenção de equipamentos industriais, que visam a excelência operacional. Portanto, se você deseja preservar a qualidade, conte sempre com produtos certificados e que passam por testes ergonômicos, comprovando sua eficiência, qualidade e segurança.

O Colson Group / BR é líder mundial na fabricação de rodas e rodízios. Oferecemos ao mundo todo tipo de soluções de mobilidade, de acordo com suas necessidades. Visite nosso site para conhecer nosso catálogo e entre em contato conosco!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.