manutencao-de-equipamentos-medicos

Entenda a importância da manutenção de equipamentos médicos

A excelência no atendimento ao público é um fator que contribui para a atração e fidelização de pacientes em centros de saúde. Atualmente, as unidades buscam favorecer um diferencial competitivo para conquistar uma maior credibilidade no mercado. Sob esse ponto de vista, não podemos nos esquecer da manutenção de equipamentos médicos.

A área de saúde visa constantemente valorizar o bem-estar social. Nesse ínterim, ela foca em estratégias e adquire mercadorias que melhoram a prestação de serviços. O auxílio de máquinas de alta performance e soluções de mobilidade são essenciais, mas dependem de análises constantes para garantir o bom funcionamento delas.

Dito isso, vamos conhecer agora as boas práticas de manutenção dos equipamentos hospitalares, na intenção de você aplicá-las na sua clínica ou hospital. Então, continue conosco e anote as informações.

O cuidado com os equipamentos hospitalares

Clínicas e hospitais são locais que dependem de um atendimento humanizado. Afinal, muitas pessoas chegam lá muito debilitadas à procura de ajuda. Dessa forma, é essencial que elas tenham um ótimo atendimento.

Esse fator e importante tanto para garantir que tenham uma boa qualidade de vida quanto no intuito de conquistar a confiança dessas pessoas em relação à sua prestação de serviços. Portanto, é essencial que todos passem por uma boa experiência.

Além da empatia no momento de atender o público, é primordial que tudo funcione devidamente. Caso contrário, acontecerão atrasos, imprevistos e risco das máquinas quebrarem ou pararem de funcionar durante o atendimento. Por isso, é dever do local realizar a manutenção de equipamentos médicos.

As diferenças entre manutenção corretiva e preventiva

Quando se trata de manutenção de equipamentos médicos, há duas opções mais recorrentes: a corretiva e a preventiva. A primeira é efetuada após a ocorrência de alguma falha ou problema no equipamento em questão. Já a segunda desenvolve soluções para prever erros e impedir que eles aconteçam, de modo a não prejudicar os fluxos de atividades.

Dessa forma, os profissionais responsáveis procuram identificar cenários nocivos e fazer ações preventivas em busca de promover reparos, além de certificar que os equipamentos estão em boas condições de uso. Em suma, essa medida previne acidentes, incêndios e interrupções que demandam o reagendamento ou cancelamento da consulta.

As vantagens da manutenção de equipamentos médicos

Em resumo, a manutenção corretiva gera custos inesperados no seu consultório. Contudo, o fazer a manutenção de equipamentos médicos de maneira preventiva sua empresa promove uma redução de custos e obtém uma maior segurança na hora de oferecer um diagnóstico. Afinal, as máquinas estarão em bom funcionamento e com funções totalmente eficazes.

Os passos para conseguir organizar esse processo

Primeiramente, é necessário definir a prioridade de manutenção de equipamentos médicos. Neste momento é muito importante estudar a complexidade das máquinas e organizar períodos em que é possível fazer reparos e analisar sua eficácia.

É primordial, porém, contar com uma mão de obra especializada. Estamos falando de profissionais capazes de detectar qualquer irregularidade e que sigam os requisitos presentes na NBR 5410, a norma regulamentadora que promove a segurança nas instalações elétricas.

Neste artigo, você aprendeu qual é a melhor maneira de realizar a manutenção de equipamentos médicos. Por isso, promova ações preventivas na sua empresa e permita que todos os pacientes da sua clínica ou hospital tenham um atendimento de qualidade.

Continue conosco e veja nosso artigo sobre movimentação de carga: como fazer do jeito certo?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.