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Margem e markup: quais as diferenças e como se relacionam?

Nos processos de logística e vendas, acompanhar a gestão financeira do negócio é muito importante para atingir os resultados esperados. Por isso, valorizar estratégias baseadas em métricas de margem e markup é uma atitude certeira. Elas são fundamentais no momento de análise e tomada de decisões.

Para crescer o número de vendas, encontrar o caminho ideal permite a sua evolução no mercado e o controle financeiro. Assim, é possível aumentar a lucratividade.

Continue conosco para entender melhor as diferenças e características entre margem de lucro e markeup e saiba como as métricas se relacionam.

As principais diferenças entre margem e markup

Independentemente do segmento, o acompanhamento da sua evolução permite compreender o que é necessário modificar dentro das práticas diárias. Por meio da tecnologia, as empresas puderam ter uma visão mais ampla e precisa do seu desenvolvimento.

É possível, por exemplo, identificar gargalos na linha de produção e corrigir as falhas de maneira inteligente. Além disso, após a transformação digital, muitos estabelecimentos passaram a contar com um grande número de dados. Logo, é fundamental entender e ver a melhor forma de trabalhar com eles.

Com o auxílio de ferramentas digitais, a empresa pode controlar números de margem e markup. Então, veremos abaixo as principais características de cada métrica.

Markup

É a métrica utilizada para realizar a formação do preço de venda. Assim, é necessário considerar todas as despesas que envolvem o produto ou serviço, desde a aquisição de matéria-prima, a exposição na prateleira ou a metodologia usada até que o item chegue íntegro na residência do cliente.

São considerados custos fixos, variáveis e a margem de lucro esperada. Desse modo, para calcular o markup, é só seguir a seguinte fórmula:

  • 100 ÷ [100 – (Despesas Fixas + Despesas Variáveis + Margem de Lucro Presumido)]

Vamos imaginar que uma loja arca com 10% de despesas fixas com uma mercadoria, 15% de despesas variáveis e deseja ter uma margem de lucro sobre o produto de 50%. Ficará assim:

  • 100 ÷ [100 – (10 + 15 + 50)]
  • 100 ÷ 25
  • markup = 4

Margem

É a métrica que define a porcentagem de lucro da empresa sobre determinado produto ou serviço. Portanto, tem relação com o setor financeiro e a rentabilidade do negócio, diante da compensação pelo trabalho exercido. Para calcular o valor, a fórmula é bem simples:

  • Receita Líquida – Custos Operacionais ÷ Receita Líquida

Imagine que o custo de um produto ou de sua produção é de R$10,00 e sua loja vende o item por R$20,00. Então ficará assim:

  • Margem de lucro = 20 – 10 [÷ 20] = 0,5 ou 50%

A importância de analisar esses dois indicadores

Ter uma alta lucratividade é muito bom, mas nem sempre a saúde do negócio se relaciona com ela. Por isso, é essencial entender a importância de margem e markup, pois essas questões também envolvem despesas variáveis e regime tributário. 

Entendendo isso, é possível otimizar processos, minimizar despesas e ter uma rentabilidade maior. Esses indicativos também são úteis nas tomadas de decisões das empresas. Ainda mais quando os preços sofrem oscilações em determinadas épocas do ano.

A padronização do preço de venda é muito importante. Desse modo, é possível controlar melhor as despesas e fazer uma separação de custos sem comprometer a empresa. Veja as vantagens:

  • maior lucro;
  • segurança para negociações;
  • redução de falhas;
  • realização de promoções de forma segura.

De maneira geral, a ação de padronizar os processos já conduz a sua marca para uma gestão com foco no diferencial competitivo. 

Neste conteúdo, você aprendeu o que é margem e markup e qual a diferença entre esses dois indicadores. Portanto, incluí-los no controle interno permite estabelecer uma competitividade nos preços e permanecer com um lucro relevante.

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