metodologia-agil

A metodologia ágil nos processos da indústria

As atualizações são sempre necessárias para se adequar às novas realidades do mercado. Inclusive, um claro exemplo disso é a logística 4.0. É essencial, portanto, otimizar processos com técnicas realmente eficientes, entregando o melhor resultado para o cliente, como a metodologia ágil.

Focar nesse investimento pode melhorar a relação com os colaboradores da indústria, considerando que é possível oferecer melhores condições de trabalho e ferramentas tecnológicas que garantem a produtividade. Além disso, traz uma redução significativa no tempo de produção e de entrega ao consumidor, mas mantendo o padrão de qualidade.

Isso significa que é uma medida capaz de trazer vantagens a longo prazo e que permite a construção do seu diferencial competitivo no mercado. Portanto, continue conosco e conheça mais desse método que revolucionará sua cultura organizacional.  

Qual a importância da metodologia ágil?

A indústria dispõe de processos que demandam organização e produtividade. Logo, é muito importante adotar uma metodologia ágil na intenção de diminuir os riscos de interrupções em equipamentos e maquinários, bem como evitar os mais variados tipos de desperdícios na linha de produção.

As metodologias ágeis são responsáveis por estabelecer uma boa conexão entre o ser humano e as ferramentas tecnológicas. Após o Manifesto Ágil, em 2001, elas se tornaram uma realidade em diferentes segmentos de mercado.

Além disso, elas ajudam a melhorar a comunicação interna, estabelecer uma cultura de feedback e realizar tomadas de decisões mais assertivas. Assim, é possível aumentar o rendimento nas linhas de produção e permitir que a qualidade esteja presente em tudo que envolve as prestações de serviços.

Quais as vantagens da metodologia ágil para o negócio?

Primeiramente, é necessário destacar a validação de mercado rápida, visto que novos conceitos de produtos são testados e aprovados rapidamente. Aliado a isso, a metodologia ágil permite muitas vantagens, como:

  • maior disponibilidade de produtos;
  • maior produção em menos tempo;
  • processos flexíveis e mais organização;
  • redução de custos;
  • melhor comunicação entre equipes;
  • eficiência no desenvolvimento de produtos;
  • cumprimento de prazos.

Assim, é possível estabelecer os níveis de satisfação do consumidor e promover uma ótima gestão financeira da empresa.

Quais as ferramentas mais comuns do Manifesto Ágil?

Primordialmente, temos o Scrum, a metodologia ágil mais conhecida da atualidade. Ele tem a característica de dividir as etapas do projeto e nomeá-las de sprints. O objetivo é identificar gargalos na linha de produção e possibilidades de melhoria.

Assim, por meio de uma análise contínua e reuniões periódicas, é possível ter uma melhor previsão de entregas e otimizá-la conforme a chegada de demandas.

Já a metodologia Kanban busca categorizar e acompanhar tarefas de toda a equipe em um sistema que se divide entre to do (a fazer), doing (em procedimento) e done (finalizadas).

Por último, podemos citar a metodologia Lean, que permite eliminar desperdícios e garantir a qualidade nos processos, com a intenção de aumentar os seus lucros na indústria. Para isso, são identificados custos desnecessários, que podem ser enxugados da produção.

Neste artigo, você aprendeu como a metodologia ágil pode melhorar consideravelmente os processos da indústria. Entretanto, é preciso organizar sua empresa para essa mudança e apostar em cursos e demais qualificações profissionais para que toda a equipe possa se familiarizar com as ferramentas.

Afinal, conhecimento é essencial para o sucesso e crescimento das marcas. Por falar nisso, ao se inscrever na nossa newsletter, você fica por dentro de mais dicas para melhorar sua performance no setor industrial.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.