operações logísticas

Operações logísticas: sua importância para o negócio e como otimizar

A movimentação das mercadorias precisa se adequar à logística 4.0. Hoje, temos tecnologias que podem dialogar com as diretrizes de uma boa gestão de qualidade e, assim, realizar entregas eficientes. Nesse contexto, as operações logísticas precisam ser sempre melhoradas através de novos processos e da revisão deles quando necessário.

O ato de transportar um determinado produto requer bastante cuidado e adequação. Ao passo que é essencial que o equipamento siga orientações ergonômicas que não ponham em risco a integridade dos colaboradores responsáveis e dos objetos que são transportados.

De maneira geral, toda essa questão de movimentação e armazenagem precisa de um bom investimento de operação logística. Caso contrário, a chegada ao cliente final sofrerá contratempos e demais inadequações que prejudicam a experiência do consumidor com a sua marca. Por isso, continue conosco e veja como se livrar desses cenários negativos.

O que é operação logística?

Considerada parte imprescindível da cadeia de suprimentos, as operações logísticas são processos que envolvem toda a movimentação de produtos. Desde o momento da produção dos bens até o envio de pedidos às determinadas lojas. 

Para isso acontecer sem problemas, é essencial seguir protocolos e uma padronização de processos. Por exemplo, a checagem da documentação correta antes de enviar a mercadoria. Diante disso, é fundamental rever o fluxo de trabalho, enxergar oportunidades de melhorias e facilitar o sucesso do negócio.

Quais são as principais atividades e componentes do setor?

Normalmente, as empresas adotam um sistema de operações logísticas que se inicia com a gestão de compras. No que lhe concerne, os responsáveis devem gerenciar com exatidão a quantidade de matérias-primas ou insumos necessários para o funcionamento do negócio.

Neste caso, além do planejamento, é essencial ter uma previsão de demanda, a fim de a empresa não ficar despreparada em datas sazonais. Em seguida, temos o recebimento da mercadoria, que pode contar com o apoio da tecnologia para facilitar o processo de verificação de produtos conforme o que foi estabelecido com os fornecedores.

Logo após ocorre a armazenagem, uma etapa que deve apresentar inteligência na tomada de decisões, visando promover a agilidade e eficiência operacional. Ao fazê-la de maneira assertiva, tem-se uma movimentação e separação de cargas efetiva e, consequentemente, a expedição.

O que pode ser feito para tornar esse processo mais efetivo?

Como deu para perceber, as operações logísticas se ligam entre si. Neste caso, é interessante otimizar os processos de cada uma a fim de promover entregas mais ágeis. Assim, a equipe trabalha com a produtividade e tudo ocorre em perfeita eficiência. Portanto, se deseja aprimorar essas operações, veja as dicas que separamos abaixo.

Trabalhe com indicadores de performance

Use um software inteligente para analisar quais são os pontos fortes e fracos da operação. Assim, você saberá que tipo de mudanças as operações logísticas podem sofrer.

Faça o mapeamento de processos

Desse modo, é possível identificar erros e gargalos que impedem a evolução da sua empresa. Consequentemente, a equipe passa a padronizar os processos e permitir a constante presença da qualidade.

Desenvolva uma boa gestão do estoque

Atualmente, existem softwares que ajudam a centralizar informações precisas para o bom controle do seu estoque. Eles também ajudam no rastreamento e no monitoramento das cargas que saíram em expedição. A análise de dados é fundamental e possibilita a cultura data driven na sua empresa.

Neste artigo você aprendeu a importância das operações logísticas e notou o quanto elas devem passar por melhorias por meio de novos processos. Portanto, faça a revisão quando necessário e otimize suas operações.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas possam se beneficiar desse assunto e aprender a deixar as operações logísticas mais eficientes.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.