parada-de-producao

Como evitar paradas de produção na planta industrial?

Os custos de uma parada de produção na indústria costumam ser altos, por isso, é preciso adotar práticas preventivas para que não ocorram paradas inesperadas no fluxo produtivo.

Em suma, a excelência no atendimento e na entrega de produtos, além da boa logística, são dois fatores que contribuem para a eficiência na indústria. Logo, é preciso cumprir prazos e evitar gargalos nos processos.

Dessa forma, para ajudar você a evitar possíveis paradas não programadas no ambiente industrial, reunimos algumas boas práticas que amenizam a possibilidade desse problema aparecer e atrasar suas entregas. Veja a seguir!

Encontre a raiz do problema

Por meio da tecnologia é possível identificar alguns gargalos e evitar que a parada de produção aconteça. Dessa forma, é importante mapear o processo produtivo, encontrar desperdícios e implantar normas regulamentadoras em busca de preservar a qualidade na prestação de serviços. 

Assim, esse é um meio de achar a causa raiz e se prevenir de cenários nocivos para o desenvolvimento do seu negócio. Caso contrário, são gerados custos devido à perda de competitividade, bem como falta de movimentação no chão de fábrica, do material ou dos equipamentos que não estão de acordo com o nível de qualidade presente nas normas.

Configure o maquinário corretamente

Em suma, é necessário que a equipe de manutenção saiba agir de maneira preventiva e identificar problemas antes mesmo deles acontecerem. Assim, é possível evitar uma parada forçada de produção e fazer reparos necessários em momentos mais oportunos, contribuindo para a vida útil do maquinário.

Afinal, uma manutenção corretiva despende de um custo e um tempo de espera maior. No entanto, por meio de protocolos preventivos há uma redução das despesas. E é possível usar a tecnologia a seu favor nesse momento, principalmente com a presença de armazéns automatizados e outras tendências que otimizam a planta industrial.

Mantenha o suporte especializado

Ao identificar as paradas e registrá-las corretamente, o suporte saberá a causa raiz e poderá solucioná-la. Aliás, esse comprometimento com fornecedores e fabricantes de peças é fundamental para manter o bom funcionamento de fábrica. Além disso, contar com um apoio especializado, é ter a certeza de um investimento em quem entende do assunto e poderá solucionar dúvidas, resolver problemas e trazer peças de qualidade.

Defina as causas das paradas e priorize equipamentos gargalo

Primordialmente, é necessário priorizar a revisão de maquinários que mais impactam a produção, pois, se eles pararem de modo inesperado, todo o fluxo estará comprometido. Por isso, defina indicadores de máquina parada e use um sistema para controle do chão de fábrica que possa sanar problemas na produção industrial e minimizar os prejuízos.

Neste conteúdo, você aprendeu quais são os principais cuidados que sua empresa precisa tomar para evitar uma parada de produção. Portanto, aja de maneira preventiva.

Se você gostou do conteúdo, continue conosco e entenda o que é automação industrial e o que ela pode fazer pelo seu negócio.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.