planejamento-de-compras

Planejamento de compras: a importância de um fluxo correto para as indústrias

As indústrias já vivenciam a logística 4.0, pensando no aumento produtivo e na otimização de custos. No entanto, diante dessa realidade, não podemos pensar apenas na redução das despesas, já que a qualidade deve prevalecer nos processos. Portanto, é preciso ter um maior cuidado com a aquisição de matérias-primas, e o planejamento de compras é essencial nessa etapa.

O planejamento de compras é o ato de provisionar a demanda de recursos, insumos e serviços para que a indústria possa produzir e comercializar os seus produtos. Ter essa previsibilidade é o que permite maior controle financeiro e competitividade.

Então, continue conosco para perceber o quanto esse recurso é fundamental e de que maneira ele ajuda a manter a saúde do seu negócio!

A importância do planejamento de compras na indústria

A padronização de processos ajuda muitas empresas a simplificar demandas e resolver gargalos, principalmente na linha de produção. O planejamento de compras é uma entre tantas tarefas que ajudam a melhorar a gestão da empresa, visto que também busca melhorias na prestação de serviços como um todo.

Afinal, desse modo é possível evitar prejuízos, fazer uma melhor organização de estoque e não permitir falta de mercadorias ou matéria-prima. Sobretudo em períodos sazonais, que demandam uma atenção maior das indústrias para fortalecer o aumento da produção.

Tudo isso se concentra e se realiza com o auxílio de um sistema integrado de gestão. Por sua vez, ele não só reúne informações importantes acerca dessas atividades, mas centraliza outros dados para que o gestor abandone o achismo e tome decisões com total segurança.

A partir do planejamento de compras, é possível:

  • saber a quantidade de itens armazenados no estoque;
  • identificar as maiores demandas de compra;
  • compor estoque adequado para dar continuidade ao processo de produção, sem ocorrer falta ou excesso;
  • estabelecer melhor negociação com fornecedores;
  • cumprir prazos e garantir a satisfação do cliente final.

As dicas que podem ser colocadas em prática 

Primeiramente, procure listar demandas e estabelecer metas de curto, médio e longo prazos. Assim, é possível alinhar expectativas e fazer uma delegação adequada de tarefas. Em seguida, defina objetivos para que todos conduzam o planejamento de compras com total foco e comprometimento.

Diante disso, é necessário que o gestor conheça bem os fornecedores e se certifique da competência e do comprometimento de entrega de cada um. Outro ponto importante é que a marca tenha previsibilidade de manutenções. Ao passo que é fundamental agir de maneira preventiva e evitar a parada não programada das máquinas.

Afinal, a manutenção corretiva demanda tempo e dinheiro, uma vez que é um gasto inesperado e que terá uma longa duração até que tudo seja restabelecido. Durante a parada, a indústria perde em produção. 

Por último, use a tecnologia a favor do processo. Atualmente, existem soluções focadas no setor industrial, que permitem identificação e categorização de produtos até controle de estoque. Desse modo, a organização das atividades ganha maior precisão.

Para isso, você pode contar com o suporte de pessoas que realmente entendam as particularidades do seu negócio. Ademais, opte sempre por ações que favoreçam o seu crescimento e a satisfação do cliente com a sua imagem.

Neste conteúdo, você aprendeu qual a importância do planejamento de compras para a construção de um fluxo correto nas indústrias. Portanto, considere as dicas e faça mudanças significativas para obter uma vantagem competitiva diante da concorrência.

Por falar em tecnologia e sua aplicabilidade nas atividades cotidianas, conheça nosso artigo que fala sobre a importância da armazenagem logística para seu negócio.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.