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O que é pós-venda e como aplicar na loja de material de construção?

É comum pensar que o contato com o cliente se encerra após a finalização de uma determinada compra que ele fez. Entretanto, é nesse momento que se inicia mais uma etapa do relacionamento com o consumidor. Por isso é tão importante que os lojistas valorizem mais o processo de pós-venda.

Como bem sabemos, uma loja de material de construção dispõe de inúmeras possibilidades de vendas recorrentes. Portanto, é fundamental que a equipe saiba a importância de estratégias que otimizem os seus resultados e aumentam a fidelização dos consumidores pela sua marca.

Para ajudar nesse objetivo, continue conosco e veja o que é pós-venda e como aplicar na sua loja.

O que é pós-venda?

É um conjunto de atividades que visa a retenção de clientes e busca fortalecer seu diferencial competitivo diante de um mercado que apresenta constante aumento da concorrência. Por meio do pós-venda é possível reduzir a rotatividade de consumidores, aumentar a recompra e melhorar a reputação da sua marca.

Afinal, quando o cliente está satisfeito, ele costuma propagar as experiências que ele teve com a loja onde adquiriu algum produto. Assim, ele se torna um grande promotor do seu negócio e ajuda na sua construção de relevância no mercado.

Como aumentar a fidelização através do pós-venda?

Um cliente novo costuma custar mais em comparação à prática de fidelizar os antigos. Inegavelmente, é uma forma de reduzir custos e fortalecer o relacionamento com seu público, em busca de aumentar a autoridade no mercado. Veja abaixo as principais maneiras de investir no pós-venda.

Mantenha contato com o cliente

Existem inúmeras formas de fortalecer o relacionamento com o cliente. Por exemplo, os vários canais de comunicação online conseguem tornar a relação possível fora do ambiente de ponto de venda. 

Entre as principais estratégias, podemos citar a transmissão de mensagens segmentadas via WhatsApp ou o fluxo de nutrição do e-mail marketing. Então, o intuito pode ser em busca de melhorar seu mix de produtos, propagar ofertas exclusivas e demais ações que dialogam com o marketing de permissão.

Ajude o cliente a usar o produto que ele comprou

Além dessas possibilidades de compartilhamento de mensagens, a empresa precisa ficar à disposição de qualquer dúvida e manter suporte. Caso queira facilitar ainda as demandas do seu público-alvo, invista na criação de tutorias e demais produções de conteúdos que mostrem como usar o produto que ele comprou e demais vantagens de cada mercadoria.

Inclusive, é importante que todos da equipe saibam vender valor no momento das comercializações. Seja no atendimento no ponto de venda, seja no ambiente online.

Colete feedbacks e use os dados para melhorar

Colhendo pontos positivos ou negativos, a cultura do feedback é uma forma estratégica de avaliar a importância da sua marca pela percepção dos clientes. Portanto, use essa prática para adquirir informações preciosas e fazer uma tomada de decisões com base em dados reais.

Por último, não se esqueça de oferecer serviços ou produtos complementares e realizar a pesquisa de satisfação com uma determinada frequência. Certamente, você melhorará seu desempenho e obterá grandes êxitos comerciais com ajuda do pós-venda.

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