retrofit-industrial

O que é retrofit industrial e qual a vantagem desse processo?

A princípio, é necessário lembrar da importância de acompanhar os avanços tecnológicos. Afinal, é uma forma de conhecer novas tendências e quais são aquelas que melhoram a gestão das suas atividades. Assim, é possível ter conhecimento de práticas como o retrofit industrial.

Como bem sabemos, a tecnologia traz alternativas que promovem a redução de custos e a produtividade no ambiente de trabalho. Sem dúvidas, investir na atualização é pensar em alternativas que aumentem sua lucratividade.

Continue conosco e veja o quanto o retrofit industrial é benéfico para o desenvolvimento do seu negócio.

O conceito de retrofit industrial

É um processo que permite a atualização de atividades presentes no fluxo de trabalho. Desde as peças de uma máquina até a adoção de um software novo que traga mais recursos que o anterior. Ou seja, é uma maneira de apostar no upgrade da produção e trazer mais qualidade aos seus serviços.

As mudanças de mercado ocorrem constantemente, sendo necessário acompanhá-las. Afinal, manter-se competitiva e atualizada é um fator muito importante para a empresa conquistar a confiança do público e ter autoridade no mercado.

A diferença entre retrofit industrial, reforma e manutenção

No que lhe concerne, o retrofit industrial foca em aperfeiçoar aquilo que já é considerado ultrapassado, atualizando peças e componentes específicos. Para isso, é necessário que ocorram reformas, para atualizações ou reparos nas peças. Além disso, há também as manutenções, preferencialmente de maneira preventiva, visando não ter paradas inesperadas na planta.

Em outras palavras, as reformas e as manutenções são processos que fazem parte desse objetivo de atualização, sendo que a reforma mantém as condições originais do maquinário e a manutenção permite que ele continue funcionando perfeitamente. Logo, é imprescindível a presença delas em busca de melhorias significativas no seu negócio.

As principais vantagens desse processo

De antemão, a empresa consegue agir de maneira preventiva quando se trata das manutenções. Ao passo que a manutenção corretiva depende de reposição de peças que são caras, demoram um tempo para chegar e substituir. Portanto, a ideia é promover uma diminuição das paradas na linha de produção.

Aliado a isso, as atualizações frequentes permitem melhorar a vida útil das máquinas e demais equipamentos do seu negócio. Assim, é possível ter um ambiente mais produtivo e com boas condições de trabalho.

Por fim, o retrofit industrial faz com que os responsáveis fiquem atentos aos sinais de necessidade da atualização, como equipamentos que estão sempre parando e indo para a manutenção. Toda troca precisa de um período de adaptação ou até treinamento para que as equipes possam fazer o uso correto. No entanto, agindo previamente, você terá processos mais simples e que reduzem quaisquer riscos de acidentes.

E se você se interessou pelo assunto, gostará de entender por que se preocupar com a manutenção de carrinhos industriais em outro artigo do nosso blog.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.