testes-ergonomicos

Conheça um pouco mais sobre os testes ergonômicos feitos nos produtos Colson

É muito importante seguir determinados processos de ergonomia na indústria e demais setores. Afinal, essa é uma medida que assegura a integridade dos trabalhadores e faz com que as cargas não tenham riscos de danificação. Sendo assim, percebe-se a relevância dos testes ergonômicos em produtos e peças usados no ambiente de trabalho.

Dito isso, é essencial para o gestor verificar a procedência das empresas fornecedoras e entender se elas contemplam as suas necessidades. Neste caso, verifique se elas ajudam a reduzir as possibilidades de riscos ergonômicos e contam com certificados de padrão de qualidade.

A seguir, conheça a importância da NR 17 sobre princípios ergonômicos e quais são os testes realizados nos produtos Colson.

A importância de comprar produtos certificados

Sem dúvidas, esse é um grande diferencial competitivo que sua empresa pode apresentar ao mercado. Ao passo que produtos com certificação e que passam por testes de qualidade agregam valor, trazem mais segurança ao quadro de funcionários e mostram ao público que você segue requisitos legais.

Assim, esses são fatores que impactam positivamente o fluxo de trabalho, com aumento de produtividade, e colaboram para a saúde das equipes, sem colocá-las em riscos de acidentes. Dessa forma, comprar produtos certificados significa contar com soluções pensadas para cada necessidade, carga, peso, tipo de piso do local, entre outras características. Tudo isso, tendo a certeza de qualidade atestada por órgãos regulamentadores e fiscais.

Os objetivos da ergonomia aplicada ao trabalho industrial 

Desde quando foram implementadas, as normas regulamentadoras promovem grandes mudanças na gestão e na cultura organizacional. Em relação às questões ergonômicas, temos a NR 17, ligada ao interesse em identificar riscos no ambiente de trabalho. Dessa maneira, evita-se que aconteçam acidentes ou demais afastamentos dos colaboradores.

Seja por configurarem quadros de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) ou Doenças como Lesão por Esforço Repetitivo (LER). Além disso, a norma direciona para a importância da realização de testes ergonômicos feitos em produtos. Assim, é possível zelar pela vida útil deles e fazer um bom investimento.

Os critérios considerados nos testes de produtos Colson

Os testes ergonômicos feitos nos produtos Colson se adéquam aos princípios básicos de cargas leves e pesadas. Para isso, a empresa presta um Cálculo de Capacidade de Carga. Neste caso, é possível verificar a performance de cargas de movimento frequente em pisos irregulares e regulares, sendo a carga estática ou de pouco movimento.

Aliado a isso, há o teste de inércia em rodízios que vão de 200 a 1.000kg. Todas essas medidas têm a intenção de oferecer total segurança e melhores condições de trabalho aos que realizam a operação. Desse modo, é possível realizar manobras com garantia da integridade do material e principalmente de quem trafega.

Por último, não podemos nos esquecer do padrão ANSI-ICWM-2018. Ao passo que ele mede o desempenho de rolamento, bem como o giro de rodízios e rodas diferentes. De modo geral, os produtos Colson seguem pré-requisitos muito conhecidos na indústria, para que o trabalho aconteça com base na ergonomia e eficiência.  

Neste conteúdo, você conferiu o quanto os testes ergonômicos são imprescindíveis para uma melhor performance na movimentação de carga. Portanto, prefira marcas que seguem tais normas, visando contribuir com a valorização da qualidade na prestação dos seus serviços.

Nós da Colson contamos com a Série Média MH, que é de grande relevância no campo da ergonomia. Por isso, entre em contato com um representante e peça para conhecer nossas soluções em rodas e rodízios.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.