tipo-de-rolamento-para-rodizio

Como o tipo de rolamento para rodízio influencia na escolha?

É importante analisar alguns pontos antes de investir em equipamentos e soluções em mobilidade. Além da qualidade da marca, vale considerar especificações técnicas, como o tipo de rolamento para rodízio. O rolamento é um componente colocado entre a roda e o eixo, para minimizar o atrito durante a sua movimentação.

Essa escolha dos tipos de rodízio e rolamento faz toda diferença, visto que permite evitar a fricção, prolongar a vida útil do material e prevenir que eles quebrem ou corroam com o passar do tempo. Assim, você evita custos adicionais e é possível conduzir as operações sem deixar riscos à mercadoria ou ao colaborador responsável pelo transporte da carga.

Enfim, continue conosco e veja mais informações sobre como o tipo de rolamento para rodízio influencia na escolha!

Os fatores a considerar ao escolher um rodízio

A inadequação da escolha de um rodízio pode gerar prejuízos à sua empresa. Além de eles se quebrarem com facilidade durante uma manobra, isso pode machucar o colaborador ou danificar o material presente na movimentação de carga. Portanto, é necessário considerar alguns fatores antes de realizar a compra.

Por exemplo, o material de fabricação, a velocidade do tráfego, a característica da tração e o tipo de rolamento para rodízio. Em suma, é necessário escolher bem de acordo com a demanda. Assim, o trabalho ocorrerá sem riscos, e essa medida permite melhores condições de trabalho para a sua equipe.

As características de cada tipo de rolamento para rodízio

Quando você está à procura de um tipo de rolamento para rodízio, é possível encontrar as seguintes opções:

  • bucha de nylon: dispõe de uma ótima autolubrificação, alta qualidade e resistência ao envelhecimento da peça. Normalmente, é usada como solução na composição de móveis planejados, como hacks e cômodas;
  • roletes: são indicados para o uso em baixa velocidade, com característica de suportar cargas com boa estabilidade e ótimo custo benefício;
  • esferas: permite velocidades mais altas na execução de movimentos giratórios. Assim, é possível girar em qualquer direção sem apresentar nenhum problema na operação.

O tipo de rolamento e a higiene ocupacional

Independentemente do segmento de mercado, toda empresa precisa entender a importância de valorizar a saúde e o bem-estar de todos os colaboradores. Neste caso, é possível não só contar com bons equipamentos, mas com quesitos que possibilitam a vida útil deles e seu funcionamento correto, como o tipo de rolamento para rodízio.

Porém, também é necessário implementar medidas de segurança. Assim, é essencial trabalhar com normas que preservam a higiene ocupacional e permitem que a equipe não se exponha a componentes químicos, físicos e biológicos que colocarão a saúde dos funcionários em risco.

Desse modo, é importante fazer a limpeza das rodas com os materiais corretos. Aliado a isso, há também a importância de agir mais de maneira preventiva, em vez de corretiva na manutenção. Afinal, é interessante analisar problemas antes deles acontecerem e já ter soluções que livram sua empresa de perdas e danos.

Neste conteúdo, você aprendeu a diferença de cada tipo de rolamento para rodízio e os fatores para considerar ao fazer tal escolha. Portanto, não se esqueça dessas dicas ao adquirir rodas e rodízios.

Quer continuar a explorar este assunto? Então continue conosco e conheça alguns tipos de rodízios para móveis, carrinhos e outras aplicações

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.