tipos-de-pallets

4 tipos de pallets que você precisa conhecer

A princípio, quando falamos de armazenagem logística, um ponto importante é a paletização. Esse material é o protagonista da cadeia de abastecimento logístico. Por isso, vale destacar que existem diferentes recursos para determinados usos, o que também se aplica aos tipos de pallets.

Ao longo dos anos, muitos profissionais buscam analisar pontos de melhoria em espaços de armazenagem. Ao passo que é por meio dessa coleta de informações que é possível fazer uma tomada de decisões assertivas. Caso contrário, o empresário perde grandes oportunidades de crescimento.

Então, continue conosco e conheça agora as características de cada tipo de pallet para poder usá-los de maneira correta.

A padronização dos pallets

Em torno da Segunda Guerra Mundial, o uso desse material foi bastante recorrente, com o intuito de armazenar em grande escala. Entretanto, havia a necessidade de existir algumas regras em busca de estabelecer a integridade dos objetos transportados nele, bem com a segurança dos operadores.

Por isso, a Organização Internacional para Padronizações (ISO) estabeleceu alguns padrões para que as cargas e descargas não apresentem erros e sigam um processo padronizado. Enfim, no caso específico dos pallets, temos a ISO 18333:2014.

Assim, é possível valorizar a qualidade da prestação do serviço e fazer com que todos valorizem as dimensões destinadas a cada região do planeta. Em suma, os padrões definidos pela ISO são:

Dimensões (W x L)Região onde mais se usa
1016 × 1219América do norte
1000 × 1200Europa e Ásia
1165 × 1165Austrália
1067 × 1067América do Norte, Europa e Ásia
1100 × 1100Ásia
800 × 1200Europa

Os principais tipos de pallets

Quer facilitar a decisão em torno da alternativa que melhor se adéqua ao seu fluxo logístico? Então veja abaixo quais são os principais tipos de pallets e as características de cada um.

1. Madeira

A princípio, esse é um dos tipos de pallets mais conhecidos. Ademais, ele é destinado ao transporte e armazenamento de comidas não perecíveis em supermercados e atacados. O pallet de madeira é bastante versátil e apresenta uma grande durabilidade.

Apesar de ser uma alternativa que dispõe do melhor preço do mercado, é necessário manter alguns cuidados de acordo com cada tipo de madeira, como evitar umidade. No entanto, sua utilidade é tão eficaz que ele também está presente nas atividades internas de lojas de material de construção, setores industriais e farmácias.

2. Plástico

Em relação à limpeza, o material de plástico é um dos tipos de pallets que melhor apresentam facilidade nesse quesito. Afinal, se compararmos ao pallet de madeira, este normalmente absorve água durante seus trajetos e é necessário passar por um processo de fumigação.

Contudo, o plástico tem uma maior praticidade na higienização, leveza no transporte e ultimamente vem ganhando muita visibilidade das marcas. Isso porque esse tipo de pallet é composto por polietileno (PE) ou polietileno de alta densidade (PEAD).

3. Metal

Inegavelmente, quando o assunto é resistência, o pallet de metal fica em primeiro lugar. Afinal, seu uso é constante no transporte de cargas pesadas e tem um material altamente inquebrável. Assim, com excelente durabilidade, ele não é suscetível à ferrugem nem causa acidentes decorrentes da soltura.

4. Papelão

Assim como os pallets de metal se destinam ao transporte de cargas pesadas, o tipo que melhor ajuda no transporte de materiais leves é o de papelão. Também conhecido por ecopallet, é uma alternativa que dispõe de resistência à umidade e pesa cerca de 4,5kg. Além disso, é bastante presente no transporte aéreo.

Neste conteúdo, você conheceu os diferentes tipos de pallets e de que maneira cada um deles se diferencia no que se refere ao seu uso. Portanto, tenha atenção a tais detalhes em busca de otimizar o trabalho nos galpões e demais espaços de armazenagem.

A propósito, quer ficar por dentro de mais assuntos como este? Então não esqueça de assinar nossa newsletter e receber conteúdos inéditos.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.