4-passos-para-uma-selecao-de-galpao-logistico-sem-erros

4 passos para uma seleção de galpão logístico sem erros

À medida que sua empresa obtém um crescimento, é preciso tomar decisões que garantam o melhor gerenciamento do volume de produção. Sob esse ponto de vista, se faz necessário contar com o espaço de um galpão logístico. Ou seja, um ambiente onde é possível atender ao aumento de demanda e às suas tarefas cotidianas do sistema de logística.

Por meio dele os colaboradores podem guiar as operações com maior agilidade. Também é possível receber e armazenar mais produtos para melhorar as suas entregas. Ainda mais quando se pode automatizar atividades industriais e promover uma melhor interação entre humanos e máquinas.

No entanto, o que é preciso para fazer a escolha certa? Continue conosco e veja abaixo alguns passos essenciais para que sua empresa tenha uma estrutura adequada. Boa leitura!

1. Conheça a área total do galpão logístico

Além do local se adequar às suas demandas diárias, é necessário também que o galpão logístico ofereça boas condições para que os colaboradores possam trabalhar de maneira segura e confortável. Portanto, veja se o espaço oferece boa capacidade e siga determinadas práticas de higiene ocupacional para valorizar o bem-estar da equipe.

Simultaneamente, verifique se o espaço segue os requisitos da legislação e se ele está com a documentação em dia. Aliás, essa é uma das primeiras questões que você deve averiguar caso queira alugar ou adquirir aquela propriedade para fins comerciais.

2. Considere a altura e o piso

A estocagem vertical em um galpão logístico otimiza o espaço e faz com que você tenha uma capacidade maior de armazenamento. Normalmente, a opção mais atrativa é uma área com pé-direito alto, com no mínimo 10 metros, pois garante uma melhor circulação de ar e não dificulta as manobras de equipamentos, máquinas e demais soluções de movimento de carga.

Outro ponto importante é o piso. É fundamental que ele seja resistente. Se possível, prefira os que dispõem de nivelamento a laser no concreto. Isso faz com que a estrutura aguente sem problemas os empilhamentos e os pesos das máquinas que passam diariamente no local.

3. Leve em consideração a localização do galpão logístico

O local do galpão logístico é outro ponto fundamental na hora de tomar decisões. Isso porque é necessário que ele esteja em um lugar estratégico e ofereça fácil acesso aos seus fornecedores e principais vias. Portanto, prefira uma localização privilegiada, com pontos de apoio, distribuição e abastecimento. Contudo, não deixe de fazer uma pesquisa para analisar preços em áreas longe ou perto dos centros urbanos.

4. Atente às instalações e infraestrutura

Assim como nos ambientes corporativos, existem normas de instalações elétricas que todo proprietário deve seguir na indústria. Por isso, verifique se o local dispõe de tais condições. Além disso, veja os encanamentos e faça um levantamento para saber se há alguma característica no local que possa colocar em risco a integridade dos colaboradores e das mercadorias.

Outros detalhes de atenção são a pintura, questões estruturais em boas condições e iluminação natural, que pode reduzir o consumo de energia elétrica.

Por último, não se esqueça de analisar questões ligadas à segurança do galpão logístico e avalie perspectivas de crescimento. Afinal, é fundamental fazer planos a curto, médio e longo prazos. Assim, sua empresa desenvolverá um controle financeiro e de metas rumo a um reconhecimento nacional e até internacional.

Se você gostou deste conteúdo, não se esqueça de compartilhar nas redes sociais. Dessa maneira, você pode ampliar o conhecimento da sua equipe e rede de profissionais, permitindo que eles renovem pontos de vista com relação à logística.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.