ciclo de obra

Como aproveitar todas as etapas do ciclo de obra para vender?

Aproveitar todas as etapas do ciclo de obra para impulsionar as vendas requer uma abordagem estratégica e abrangente. Primeiramente, é crucial identificar as demandas específicas dos futuros compradores.

Depois, acontece e adaptação do projeto para atender às expectativas do mercado, aumentando as chances de venda. Além disso, estabelecer parcerias com incorporadoras do setor pode garantir que suas soluções estejam alinhadas com as tendências e padrões atuais.

Na fase de construção, por exemplo, a criação de antecipação é fundamental. Por isso, ao manter um canal de comunicação aberto com as construtoras, ocorre a identificação de oportunidades de venda antecipada.

Você deseja compreender melhor como aproveitar todas as etapas do ciclo de obra para vender? Continue a leitura.

Conheça as etapas do ciclo de obra

O ciclo de uma obra envolve inúmeras etapas, que são as seguintes:

  • estrutura (fundação, pilares, vigas e laje);
  • alvenaria (concreto armado, blocos de concreto);
  • cobertura (telhado, calhas, rufos, rincões);
  • esquadrias e vidraçarias;
  • acabamento (revestimentos, forros, marcenaria);
  • instalações hidrossanitárias;
  • instalações elétricas;
  • pinturas externas e internas;
  • cerâmica;
  • reparos e reposições;
  • decoração.

Importante ressaltar que cada projeto pode ter suas particularidades e variações nas etapas do ciclo de obra, mas essas costumam ser as gerais presentes em grande parte dos empreendimentos.

Defina um processo de vendas para a obra

Como foi possível compreender até aqui, o ciclo de obra é composto por inúmeras fases interligadas e que precisam ser realizadas para obter o resultado planejado. Sendo assim, é essencial construir e manter um canal de comunicação aberto com as construtoras e demais clientes, para identificar oportunidades de venda antecipada.

Para que isso seja possível, o uso de um sistema de gestão pode ser extremamente benéfico. Isso porque ele pode oferecer vantagens que otimizam o processo de vendas e garantem um melhor atendimento ao cliente. Confira como colocar em prática o seu espírito de vendedor durante as diferentes etapas de obra.

Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM)

Um sistema CRM permite acompanhar as interações com os clientes, armazenar informações importantes e históricos de compras anteriores. Ter esse tipo de ferramenta ajuda a compreender as necessidades específicas do público e personalizar ofertas e comunicações de acordo com suas preferências e demandas.

Automação de marketing

Por meio de um sistema de automação de marketing é possível enviar automaticamente e-mails ou mensagens relevantes para os clientes em diferentes etapas do ciclo de obra. Por exemplo, é possível oferecer promoções de produtos complementares quando a fase da obra indicar a necessidade desses produtos.

Segmentação de clientes

Com um sistema adequado é possível segmentar os clientes com base em critérios como tipo de obra, histórico de compras, preferências e outros fatores relevantes para o processo de venda. Com essa segmentação, você consegue criar ofertas específicas para cada segmento, aumentando a relevância das mensagens enviadas ao cliente.

Lembretes e acompanhamento do ciclo de obra

Outra funcionalidade obtida com a utilização de um sistema é a sua configuração para o envio de lembretes automáticos aos clientes em momentos estratégicos. Por exemplo, quando novos produtos ou serviços podem ser relevantes para o ciclo de obra em andamento.

Centralização de informações

Através de um sistema centralizado é possível evitar a perda de informações importantes. Afinal, todas as interações e históricos de compras ficam armazenados em um único lugar, facilitando o acesso e a recuperação de dados relevantes.

No geral, um sistema bem implementado pode aumentar a eficiência das vendas recorrentes, melhorar o relacionamento com o cliente e crescer a receita ao longo das diferentes etapas do ciclo de obra.

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