linha-de-producao

Como evitar gargalos na linha de produção? Entenda aqui!

Toda indústria de sucesso precisa conduzir uma boa gestão, principalmente quando depende de agilidade na linha de produção. Entretanto, existem alguns gargalos que impedem os colaboradores de melhorarem o fluxo de trabalho.

Assim, eles apresentam uma performance mais baixa do que se espera, trazendo prejuízos à companhia. De modo geral, a linha de produção é o cerne da indústria. Por isso, se ela não tiver processos bem estruturados, a empresa precisará rever o seu gerenciamento de atividades na intenção de se esquivar de um cenário negativo.

Dito isso, vamos aprender abaixo quais são as melhores maneiras de evitar os gargalos de produção por meio de dicas e informações pertinentes. Portanto, permaneça aqui conosco e boa leitura!

O que é um gargalo de produção?

Um gargalo de produção é uma etapa crítica de um processo que impede a empresa de agir de maneira produtiva. Normalmente, envolve tarefas que não decorrem conforme o esperado. Dessa forma, provoca atrasos na linha de produção e gera diversos tipos de conflitos internos.

Esse tipo de comportamento contribui para que a equipe apresente uma baixa produtividade no tempo de expediente. Além disso, faz com que eles trabalhem com base na imprevisibilidade, ou seja, em um cenário nada favorável ao seu crescimento profissional. 

Quais os exemplos mais comuns de gargalos na linha de produção?

Esse tipo de situação ocorre em diferentes plantas fabris e impacta negativamente a linha de produção. Entre os exemplos, podemos citar a gestão de matéria-prima, problema que ocorre quando as mercadorias não chegam no prazo que fornecedor e marca entraram em acordo.

Além disso, outro caso muito presente nas fábricas é a falha em equipamentos, pois causa vários atrasos nas entregas e até pode fazer com que a empresa aumente os gastos com insumos devido à baixa eficiência.

Por último também há o descontrole no estoque. Contudo, atualmente, dispomos de tecnologias que dialogam com a Logística 4.0 e tornam inteligente a integração entre os seres humanos e as máquinas. Então, é possível ter um ambiente com maior organização e foco na produtividade do time.

Como identificar os gargalos do seu negócio?

Como mencionamos, a tecnologia já faz parte do dia a dia de muitas empresas. Sob esse ponto vista, é por meio dela que você soluciona certos gargalos na sua linha de produção. Primeiramente, é necessário que a equipe responsável faça um mapa de processos, desde a compra de recursos até a entrega ao cliente final.

Com ele é possível identificar também erros que geram retrabalhados e otimizar o tempo de cada atividade. Além disso, é fundamental estudar indicadores de performance e o fluxo de produção. Nesse ínterim, use a cultura de feedback para coletar informações com os profissionais que trabalham nessa área.

Assim, será mais fácil identificar os pontos fortes e fracos na rotina de trabalho. Em seguida, procure entender as restrições e trace um plano de ação que permita a concretização dos seus objetivos.

Por último, não se esqueça de monitorar os resultados de uma maneira periódica. O ideal é valorizar a melhoria contínua em todos os departamentos que compõem a sua empresa. Dessa forma, sua marca fortalecerá o seu diferencial competitivo e valorizará diariamente a equipe de produção.

Neste conteúdo, você aprendeu várias informações que melhoram os desempenhos da sua linha de produção. Portanto, procure resolver esses gargalos com a ajuda da tecnologia e permita a construção de um ambiente com foco na inovação e produtividade.

Continue conosco e conheça a importância da armazenagem logística para o seu negócio.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.