rodízios industriais

Como escolher os rodízios industriais ideais para cada possibilidade de uso?

Com os avanços na tecnologia, a indústria passou por uma série de evoluções e pôde melhorar os seus processos, ampliando o seu diferencial competitivo dentro e fora do país. No entanto, é necessário que a qualidade se faça presente desde os rodízios industriais até as entregas ao público.

Todavia, é fundamental que sua empresa aposte em soluções que garantam a credibilidade da marca. Seja na percepção dos colaboradores, seja na visão dos clientes, ter atenção a certos detalhes faz toda a diferença nesse período em que a concorrência se tornou ainda mais forte. Logo, é imprescindível atentar ao uso correto de rodas e rodízios.

Afinal, sem tais cuidados sua marca poderá gerar custos adicionais, cometer desperdícios e até colocar trabalhadores em situações de risco. Portanto, permaneça conosco e veja a correta utilização dos rodízios e como fazer uma boa escolha.

A correta utilização dos rodízios industriais

Para uma empresa ter sucesso é necessário seguir determinados passos que a consolidem no mercado. Por exemplo, ter profundo conhecimento do comportamento do consumidor, reconhecer o seu posicionamento enquanto marca e entender os principais tipos de estratégias que diferenciam sua imagem da concorrente.

Além disso, é importante focar em outras questões internas que melhoram o desempenho das suas atividades e trazem um impacto positivo aos clientes. É o caso da movimentação de cargas e demais equipamentos que fazem parte das tarefas industriais. Cada qual depende de um determinado tipo de rodízio industrial.

A princípio, essas soluções tinham o foco de auxiliar nas manutenções recorrentes da área. No entanto, elas ficaram cada vez mais úteis a ponto de estarem presentes em opções de móveis planejados ou maquinários e equipamentos do segmento médico. Assim, foi possível construir diferentes modelos que atendem a diversas necessidades.

O que considerar ao escolher os rodízios industriais

Em suma, seguir os principais requisitos permite que aconteça uma movimentação adequada e segura. Isso de uma maneira simples e eficiente. Também é necessário conhecer as propriedades do material usado, a fim de que ele não se deteriore devido à inadequação da escolha.

Pensando nisso, separamos abaixo o que você deve considerar nesse momento com o propósito de fazer a escolha do modelo ideal. Confira!

Tipo de tração a ser usada com os rodízios industriais

De modo geral, as trações dos rodízios industriais estabelecem limites no momento da rodagem. É interessante, então, compreender que há soluções para velocidades altas ou baixas. Logo, não se pode colocar o mesmo modelo em equipamentos ou outras opções que não contemplam o mesmo objetivo.

Esse tipo de cuidado faz toda a diferença. Afinal, evita acidentes e faz com que todos esses materiais apresentem um bom funcionamento. Tal mudança impactará de maneira positiva a rotina dos colaboradores e, consequentemente, promoverá uma melhoria na gestão de tempo.

Rodas para a carga que será suportada

Normalmente, o setor industrial apresenta cargas com pesos diferentes, por isso é fundamental atentar a esse requisito na hora de escolher os rodízios industriais. Afinal, fazer uma escolha errada nesse momento pode gerar custos para realizar a manutenção e substituir por uma roda correta.

Nesse contexto, considere o peso de cada conteúdo e a velocidade do tráfego no local. Apesar de existirem muitas soluções com preços atrativos no mercado, é importante optar por materiais que contemplem determinados objetivos com eficiência. Vale ressaltar a importância de que eles não gerem danos e acidentes com a carga ou a quem conduz as mercadorias.

Tipos de rodagem disponíveis

Se você quer uma solução ideal para as cargas de movimentação menores no setor industrial, existem a bucha de nylon e o furo passante. A primeira opção já é muito conhecida em projetos arquitetônicos e se trata de um material que resiste ao envelhecimento e apresenta alta qualidade.

No entanto, se deseja uma alternativa que permita a utilização de movimentos giratórios em velocidades mais altas, prefira rolamento de esferas. Ao passo que ele dispõe de um baixo nível de atrito e traz um ótimo custo-benefício para uma melhor movimentação de cargas elevadas.

Material de fabricação

Além de considerar a capacidade da carga, é importante verificar o material de fabricação dos rodízios industriais. Uma dica essencial é escolher aqueles que apresentam uma maior resistência a abrasão como rodas de poliuretano, que suportam a rodagem em pisos irregulares ao mesmo tempo que dentro de opções de dureza, também protegem pisos internos e oferecem suavidade na movimentação e proteção da carga, permitindo uma maior longevidade e aptidão no momento da condução.

Outro detalhe interessante para levar em conta é o diâmetro do rodízio. Isso porque o que mais dificulta a movimentação é justamente ele ser menor. É necessário, contudo, conhecer o que o profissional transportará e prestar atenção ao tipo de piso do ambiente, fator que influencia a movimentação e o desgaste do material.

Fixos ou giratórios

Por último, verifique se são necessários rodízios industriais fixos ou giratórios. Ao fazer a escolha correta você aumenta a vida útil dessas soluções no setor industrial e faz com que algumas alternativas apresentem suavidade na condução para se adequar à necessidade da demanda.

As soluções em linha industrial

Existem várias soluções de rodízios industriais que se adéquam a necessidades específicas. Alguns modelos suportam cargas médias, apresentam um design atrativo e ainda resistem à corrosão. Por isso, é ideal usá-los em ambientes que dispõem de muita umidade no setor industrial.

Além disso, eles têm uma redução nos ruídos no momento da movimentação. Desse modo, o colaborador poderá trabalhar tranquilamente sem se preocupar com barulhos ou vibrações recorrentes da condução de carrinhos, equipamentos e demais cargas. Dito isso, escolha a linha que melhor se adéque aos seus objetivos.

Neste conteúdo, você teve a oportunidade de ampliar o seu conhecimento em relação aos rodízios industriais. Além da capacidade de carga e o tipo de tração, a qualidade do material e do produto é determinante. Por isso, faça uma escolha consciente para melhorar o desempenho das suas atividades.

A Colson é a maior fabricante de rodas e rodízios do mundo. Temos várias linhas industriais que se adéquam a diferentes finalidades. Por isso, entre em contato conosco e defina corretamente qual tipo de rodízio sua empresa usará.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.