software-para-loja-de-material-de-construcao

O que considerar na escolha de um software para loja de material de construção?

A transformação digital atingiu vários segmentos, proporcionando maior desempenho nas atividades. A gestão de qualquer negócio pode ser simplificada com o uso de recursos de tecnologia, o que não difere nas distribuidoras. Por isso, cresce a importância de contar com um software para loja de material de construção.

Ao longo dos anos, percebemos o quanto é importante focar na inovação e nos avanços tecnológicos. Desse modo, sua loja não pode ficar de fora de investimentos que proporcionam um diferencial competitivo na sua gestão.

Continue conosco e veja quais cuidados é preciso tomar ao optar por um sistema integrado de gestão (ERP), com total foco nas suas necessidades.

Entenda o que esse software pode fazer por sua loja

Normalmente, os sistemas ERP buscam centralizar informações e automatizar tarefas que antes dependiam de muito tempo e recurso humano. Ou seja, com um software para loja de material de construção, você poderá trazer vantagens a longo prazo para a sua empresa.

A começar pela redução dos trabalhos manuais e a digitalização de papéis e documentos importantes. A partir desse investimento, é possível salvar arquivos em nuvem com total segurança; e só terá acesso a eles, quem você delegar.

Aliado a isso, outra possibilidade é minimizar os erros humanos em tarefas repetitivas e de alta demanda. Desse modo, você terá uma equipe bem mais produtiva e com foco na inovação de processos. Ademais, prefira um sistema que seja SaaS e conte com a facilidade de entrar nele apenas com o acesso à internet. Veja, a seguir, o que um sistema de ERP pode fazer pela sua loja de materiais de construção.

Financeiro

A princípio, conte com relatórios financeiros que mostrem como está a saúde do seu negócio, sendo úteis para melhores tomadas de decisão:

  • fluxo de caixa;
  • despesas fixas e variáveis;
  • contas a pagar e a receber;
  • margem de contribuição;
  • rotinas contábeis e fiscais;
  • ponto de equilíbrio.

Controle de estoque

Em segundo lugar, tenha controle de estoque dos seus produtos, categorize e precifique de maneira rápida e conte com cadastro de fornecedores, para fazer pedidos de reposição diretamente pelo sistema. Veja outras vantagens:

  • entrada e saída de mercadorias;
  • controle das vendas;
  • baixa de estoque;
  • gestão de cadastros;
  • gestão do PDV;
  • inventário de produtos.

Verifique os pontos que devem ser considerados durante a escolha

Além da decisão por um Software as a Service (SaaS), é importante lembrar do atendimento à legislação. Afinal, o sistema agrega dados importantes e, muitas vezes, confidenciais. Por isso, é necessário garantir a segurança das informações, tanto internas quanto de clientes e fornecedores, adequando-se à Lei Geral de Proteção de Dados.

Além disso, existem opções que mostram relatórios inteligentes sobre o seu fluxo de caixa. Assim, é possível focar em ações que melhorem a sua lucratividade.

Usabilidade

Em seguida, não se esqueça de conferir a questão da usabilidade. Ao passo que uma nova tecnologia requer treinamentos e um período de experimentação para que toda a equipe possa se adaptar. Consequentemente, as tarefas se desenvolverão com ótima performance.

Funcionalidades

Além disso, verifique as funcionalidades da ferramenta e se certifique de que ela busca otimizar resultados e facilitar tarefas corriqueiras. Inclusive, um ponto bastante considerável é verificar o atendimento e suporte da empresa, para resolver possíveis dúvidas ou problemas com o programa.

Qualificação do fornecedor

Para finalizar, não se esqueça que a implantação de um software para loja de material de construção também deve considerar a qualificação do fornecedor. Isso poque ele precisa ter uma boa experiência de mercado e ser confiável, para que a logística seja de qualidade e você possa contar com profissionalismo nas negociações. Assim, nascerá uma parceria de longa data e de sucesso.

Gostou deste artigo? Que tal compartilhar nas redes sociais? Dessa maneira, você engaja outras marcas a implantar tecnologias e proporciona um diálogo proveitoso sobre este assunto. 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.