negociação com fornecedores

Negociação com fornecedores: o que é e qual a importância desse processo?

A negociação com fornecedores é um processo bastante preciso em vários segmentos de mercado, por isso é importante investir em um bom relacionamento entre as partes. No entanto, quando falamos do setor industrial, temos que considerar ainda uma série de fatores, para garantir segurança e comprometimento com as operações.

Inegavelmente, conquistar novos clientes e mantê-los é uma prática necessária para a sobrevivência do estabelecimento, mas existem outros públicos que também demandam cuidado para que se obtenha um relacionamento duradouro e com a qualidade exigida no mercado. Sobretudo aqueles que prestam serviços para a sua marca, como os fornecedores.

Portanto, se você deseja conduzir uma boa negociação, continue conosco e veja dicas importantes que devem ser consideradas nesse momento.

A importância da negociação com fornecedores

O ato de negociar é bastante edificante e ajuda a fechar bons negócios com fornecedores. Ter sucesso nessa etapa também é capaz de fidelizar parcerias, diminuir custos por meio de propostas estratégicas, garantir suporte e buscar uma melhor matéria-prima.

Logo, a negociação com fornecedores mostra condições e oportunidades que as partes poderão se beneficiar. Ao passo que o próprio diálogo e a valorização do trabalho do outro já é um fator que fortalece a relação.

Como bem sabemos, a pandemia também impactou essa realidade, uma vez que houve muitos acordos coletivos para combater um momento de desigualdade em um período de incertezas. Sem dúvidas, é uma proposta de soluções que busca evitar a presença de polarizações e fazer com todos procurem trabalhar mais a empatia no dia a dia.

Os principais pontos seguidos durante a negociação

Para manter uma boa negociação, é fundamental seguir processos objetivos e alinhados aos seus objetivos. Veja o que fazer!

Definição de objetivos

Primeiramente, é necessário definir objetivos previamente para que a negociação com fornecedores ocorra dentro do escopo, incluindo prazos e possíveis formas de pagamento. O ideal é ter uma boa explicação e justificativa para a proposta. Assim, é possível agir de maneira estratégica e com foco em uma determinada meta.

Informações da empresa

Em seguida, a dica é reunir informações sobre o fornecedor, como reputação, preços praticados e produtos disponibilizados. Desse modo, será possível enxergar pontos positivos, negativos e oportunidades que podem favorecer a parceria.

Dados sobre compra e produto

Posteriormente, procure pedir informações sobre compra e produtos do fornecedor, como certificado de qualidade de peças, certificações negativas, testes de mercado, tipos de materiais utilizados, características e modelos.

Relacionamento entre as partes

Considerando os interesses em comum, é preciso ter um relacionamento estratégico, transparente e com tom positivo, respeitando a experiência do fornecedor, assim como deve ocorrer da parte dele com a atuação da sua empresa no mercado.

Nesse ponto, a tecnologia ajuda bastante, uma vez que há ferramentas e softwares que trazem informações em tempo real das entregas, estoque e pedidos.

Neste conteúdo você teve a oportunidade de conhecer algumas práticas para que sua empresa possa trabalhar a negociação com fornecedores. Portanto, considere tais pontos para firmar parcerias duradouras que tragam um retorno positivo ao seu negócio.

Gostou do nosso conteúdo? Então que tal compartilhar este conteúdo nas redes sociais e buscar novas oportunidades de parceria?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.